Tipo: Trabalhos Completos
Autora: Sueli Angélica do Amaral
Fonte: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. ENANCIB 2012. GT 4 — Gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Brazilian Journal of Information Science – BJIS, Marília (SP), v.7, n. Especial, p.3-25, 1o. Sem. 2013.
Resumo: Com base nos fundamentos teóricos do marketing da informação e dos estudos de usuários foram selecionadas duas dissertações de mestrado de um Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, que utilizaram o estudo de usuário como procedimento metodológico para entender a relação oferta e demanda de informação de uma biblioteca digital e de um sistema de informação na perspectiva do usuário. O objetivo do relato sobre os resultados de ambas as dissertações foi destacar a abordagem alternativa para realização de estudos de usuários centrados na percepção dos próprios usuários como procedimento metodológico para estudar a gestão da oferta e demanda de uma biblioteca digital e de um sistema de informação gerencial na ótica do marketing da informação. Apesar dos diferentes objetivos das dissertações selecionadas, infere-se que em ambos os estudos de oferta e demanda de informação a realização dos estudos de usuários de abordagem alternativa como procedimento metodológico para estudar a percepção dos usuários sobre a oferta de informação foi válida. Esta fundamentação teórica e metodológica de integração dos conceitos e princípios do marketing da informação na realização de estudos de usuários de abordagem alternativa no contexto da gestão da oferta e demanda de informação é significativa como contribuição para ampliar o conhecimento sobre essa temática, ainda tão pouco explorada pelos profissionais responsáveis pela oferta de produtos e serviços no mercado da informação. Palavras-Chave: Oferta de Informação; Demanda de Informação; Marketing da Informação; Estudos de Usuário; Biblioteca Digital; Sistema de Informação.