Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação

Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação

Tipo: Artigo de Periódico

Autora: Sueli Angélica do Amaral

Fonte: Revista PerCursos – Florianópolis, v. 12, n. 02, p. 22 a 38, jul/dez. 2011

Resumo: Mostra o marketing da informação como abordagem inovadora da gestão da informação e do conhecimento em unidades de informação, a partir do entendimento do mercado e do negócio da informação na área em que atuam suas organizações mantenedoras, estejam elas inseridas no setor com fins de lucro ou não. Destaca que, diante dos novos temas e da mudança de paradigmas, o marketing da informação reflete tanto a natureza mutável dos serviços de informação como as perspectivas teóricas e práticas do marketing, principalmente após o surgimento da Internet e da Web. Conclui que é importante estudar, pesquisar e desenvolver estudos sobre marketing na ciência da informação para evidenciar os benefícios da apropriação conceitual do marketing nesta área do conhecimento e dar visibilidade ao papel desempenhado pelas unidades e profissionais da informação como agentes sociais capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Palavras-chave: Marketing da informação. Unidade de informação. Mercado da informação. Negócio da informação. Oferta de informação. Demanda de informação.

Materiais relacionados