Marketing em Unidades de Informação: o desafio da sociedade da informação

Marketing em Unidades de Informação: o desafio da sociedade da informação

Tipo: Trabalhos Completos

Autores: Sueli Angélica do Amaral

Fonte: SENAI 2002 – Semana do Conhecimento / Encontro Nacional de Especialistas de Informação SENAI

Resumo: As unidades de informação devem atender a demanda informacional da sociedade da informação, a partir da prestação de serviços de qualidade. Para desenvolver essa habilidade, a adoção das técnicas mercadológicas é fundamental, auxiliando-as a conhecerem o mercado em que atuam e facilitando sua atuação pró-ativa no negócio da informação. Ressalta que apesar de o marketing ser visto de forma limitada à promoção, a filosofia, conceito ou mentalidade de marketing é muito mais do que isso. Enfatiza a importância da promoção, embora registre a necessidade de um compromisso profissional com a prestação dos serviços e elaboração de produtos de informação de forma a atender às necessidades dos usuários. É preciso que as necessidades de informação sejam identificadas, pois não é possível idealizar ou planejar qualquer produto ou serviço, sem conhecer a demanda que deverá ser atendida. Mostra a importância do marketing em unidades de informação e revela aspectos e condições necessários à gestão de marketing para enfrentar os desafios da sociedade da informação.

Materiais relacionados