A ideia surgiu como uma forma de facilitar as pesquisas sobre o tema do Marketing da Informação, reunindo em um portal os artigos, trabalhos, apresentações e livros sobre o assunto, de autoria da professora Sueli Amaral nos últimos 40 anos. A professora tem sido consultada por pesquisadores e estudantes do assunto e sempre tem contribuído, compartilhando seus textos.
O trabalho começou a tomar forma com a reunião e seleção dos textos e documentos, realizado a partir do início do ano de 2023 com a assistência da Bibliotecária e amiga Elisete Melo. Com o andamento do levantamento, aos poucos a professora Sueli foi se dando conta da quantidade de textos em sua produção intelectual produzida ao longo do tempo. O desafio é grande para localizar e organizar toda a produção intelectual, mas felizmente está sendo possível realizá-lo devido ao acervo previamente armazenado pela professora e à dedicação da equipe neste projeto.
Fotografias históricas que marcam a participação da professora Sueli Amaral em diversos eventos nacionais e internacionais como congressos, conferências, aulas e reuniões, também estão sendo preparadas para comporem o acervo do portal Marketing da Informação.
Os arquivos de texto estão sendo tratados e padronizados no formato PDF com OCR (Optical Character Recognition), que permitirá a pesquisa pelo seu conteúdo, além da catalogação de cada documento. A parte técnica de construção do portal e disponibilização dos conteúdos da produção da professora Sueli Amaral está sendo coordenada pelo jornalista Rodolfo Abreu. A previsão de lançamento do portal será ainda no ano de 2023.
No mundo atual, onde a informação desempenha um papel central na tomada de decisões e no sucesso de organizações e indivíduos, o Marketing da Informação desempenha um papel crucial na disseminação do conhecimento e dos recursos e serviços oferecidos pelas bibliotecas, além de auxiliar na valorização dos profissionais bibliotecários. O Portal Marketing da Informação por Sueli Amaral se configura como um repositório de conhecimento, mas também como um espaço dinâmico de atualização sobre o tema.