Tipo: Trabalhos Completos
Autores: Sueli Angélica do Amaral e Edmundo Brandão Dantas
Fonte: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2014). GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações.
Resumo: O objetivo do estudo foi buscar fundamentos para compreender a transposição conceitual dos princípios de marketing praticados nas organizações de serviços do setor lucrativo para as unidades prestadoras de serviços informativos. Pesquisa exploratória e descritiva sob a perspectiva da Ciência da Informação destacou a aplicação prática dos princípios de marketing da gestão da informação sobre a satisfação de clientes em 11 agências e operadoras de turismo do Distrito Federal, que adotavam a orientação para o mercado. A revisão de literatura sobre os assuntos estudados fundamentou teoricamente a pesquisa. Os resultados obtidos mostraram a prática dos princípios de marketing na relação entre as variáveis gestão da informação sobre a satisfação de clientes e a orientação para o mercado. Na conclusão, foi observado que os ensinamentos da Ciência da Informação podem ser úteis
na gestão da informação na prática de marketing nas empresas do setor que visa ao lucro, bem como a visão empresarial desta prática pode contribuir, estimulando a adoção do marketing pelas unidades prestadoras de serviços informativos, agregando valor aos serviços prestados aos usuários do mercado da informação em que essas unidades atuam.