Fundamentos teóricos da orientação de Marketing na gestão de serviços informativos

Fundamentos teóricos da orientação de Marketing na gestão de serviços informativos

Tipo: Trabalhos Completos

Autora: Sueli Angélica do Amaral

Fonte: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB 2015). GT 4 — Gestão da Informação e do Conhecimento.

Resumo: Destaca os princípios teóricos do marketing no contexto da Ciência da Informação no Brasil para construir um referencial teórico de um modelo para representar a orientação de marketing na gestão de serviços informativos. Pesquisa exploratória desenvolvida a partir de revisão bibliográfica permitiu a visão dos princípios teóricos do marketing abordados nas dimensões: funcional de troca, filosófica e gerencial. Esta abordagem fundamentou a definição dos construtos norteadores da construção do referencial teórico do modelo para representar a orientação de marketing na gestão de serviços informativos. Conclui-se que essa orientação pode ser resumida na filosofia da atitude do estilo gerencial da ação fundamentada na funcionalidade da troca, com base na teoria da dádiva de arreceber-retribuir, que conduz as atividades gerenciais comprometida em satisfazer a demanda do usuário/cliente/consumidor com a oferta de informação no mercado da área de negócio do órgão mantenedor da unidade prestadora dos serviços informativos no seu ambiente físico tradicional, na internet e na web.

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